PROTEÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL

• Sensibilizar a população da Freguesia Mina de Água para o cuidado, proteção, adoção e bem-estar dos animais;
    Promover práticas cívicas ativas de proteção e bem-estar dos animais;

I – CROAMA

Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora, foi edificado ao longo do ano 2006 e obteve a licença (PT 05 003 CGM) da Direção Geral de Veterinária no dia 21 de fevereiro de 2008, tendo sido o primeiro Centro de Recolha Oficial licenciado na Área Metropolitana de Lisboa.
    Trata-se de um complexo composto por várias valências, entre as quais: canil, gatil e estábulos. Dispõe de uma área social, sala de triagem, posto de vacinação, armazém, lavandaria, cozinha e balneários.

O CROAMA dispõe de um veículo de recolha de animais abandonados que cumpre todas as normas de bem-estar animal e está contemplada com ar condicionado no recetáculo de transporte, proporcionando mais conforto aos animais transportados.

Atualmente, os animais deverão permanecer no CROAMA durante 15 dias, após a entrada (Lei 27/2016, de 23 de agosto).

Horário de visitas
    Dias Úteis – 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
    Sábados – 10h00 às 11h00
    Av. Regimento de Comandos
    Alto das Cabaças – entre a rotunda do “Lido” e a rotunda do Hospital Dr. Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) – Venteira (2700-192) – Em frente à paragem do autocarro
    Telefone: 214 928 412 / Fax: 214 931 507
    E-mail: veterinario@cm-amadora.pt

II – CAMPANHA DE NATAL

AnimaisNaoSaoPresentes

III – CAMPANHA “SEJA A VOZ DO SEU ANIMAL”

SejaAVozDoSeuAnimal

• A Freguesia Mina de Água dispõe, atualmente, de dois dog parks situados no Parque das Artes e do Desporto, antiga lixeira da Boba.

Espaço-Canino-01
    Espaço-Canino-02

• LISTA DAS ASSOCIAÇÕES DE ANIMAIS CONCELHO
     AMIAMA – Associação dos Amigos dos Animais da Amadora;
    MORADA: ALTO DAS CABAÇAS, AMADORA
    CONTACTO: 919941831

Associação Feeling Animals;
    MORADA: RUA MESTRE AFONSO DOMINGUES 11, 1º ESQ, VENTEIRA
    CONTACTO: 930524143

Associação RafeiroSOS;
    MORADA: AMADORA
    CONTACTO: rafeirosos@gmail.com

Associação TIARAMA (TIARA – Tratar e Integrar os Animais de Rua da Amadora);
    MORADA: AMADORA
    CONTACTO: 925617214 (só SMS)
    tiara.amadora@gmail.com

Não depende só de nós, contamos com a colaboração de todos.

• JUNTA FREGUESIA MINA DE ÁGUA – UMA FREGUESIA AMIGA DOS ANIMAIS

Em agosto de 2016 (Lei 27/2016) foram aprovadas pelo Governo medidas de criação de CROs (Centros Recolha Animal) e proibido o abate de animais errantes como forma de controlo da população privilegiando assim a sua esterilização.

Um pouco por todo o país, foram implementadas, em diversas Autarquias, várias medidas para resolver o problema crescente e gravíssimo da sobrepopulação de animais errantes.

O Governo disponibilizou apoios financeiros para construção, manutenção e/ou beneficiação dos Canis Municipais, foram implementados Programas Ced-Red para gatos de colónias de rua estabelecendo-se parcerias com Associações da Causa Animal, aumentaram-se as Campanhas Sensibilização pelo Não Abandono, pela Adopção, criaram-se leis que protegem o animal, ser Senciente contra os maus tratos e outros crimes que lhes são imputados e que para muitos são sinónimos de uma vida acorrentada, sem abrigo, alimentação, dignidade, etc.

A Amadora não só ampliou o CROAMA, como criou vários Protocolos, na execução dos Programas CED-RED (Captura-Esterilização-Devolução) para gatos de rua, nomeadamente com a LPDA (Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais) e a ADR (Animais de Rua).

Sendo a vida e a dignidade de todos os animais da Freguesia uma preocupação constante deste órgão, nas últimas eleições autárquicas foi criado o Pelouro da Protecção e bem Estar Animal. Desde então a nossa freguesia tem estado ainda mais pró activa no intuito de melhorar as condições e a vida dos animais, errantes e não errantes, pelo que várias medidas e eventos têm sido levados a cabo:

- o apoio e aconselhamento telefónico e personalizado no encaminhamento de denúncias de maus tratos a animais, informação e esclarecimento sobres os vários Protocolos existentes entre o CROAMA e os seus parceiros, o Apoio Veterinário a famílias carenciadas da CMA, o BAAMA (Banco Alimentar Animais de famílias carenciadas da Amadora), o pedido de apoios aos Cuidadores de Animais Errantes;

- campanhas e interação com os Fregueses no sentido de sensibilizar e promover para a dignidade e o bem estar animal (oferta de chapinhas de identificação);

- participação em eventos e debates públicos sobre o Bem Estar Animal;

- manutenção e melhoramento dos Dog Parks localizados na nossa Freguesia;

- a colocação dos 1ºs 4 Abrigos de Gatos (Bairro da Boba, Casal São Brás, Av. Lourenço Marques, Urb. Serra das Brancas);

- intenção de colocação de um Pombal Contraceptivo;

Pelouro Protecção e Bem Estar Animal

Encontro Ideias – Evento CROAMA

Ouriços

Contamos consigo, ao nosso lado, neste caminho, porque somos uma Freguesia Amiga dos Animais, uma Amadora para Todos, sem excepção!